Plano de Negócios - A Importância de fazer

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Position Paper

Deiviti Carvalho
CRA-PR 200523

Data: 24/03/2020

Plano de Negócios
O maior motivo de falência das pequenas e medias empresas nos seus 2 anos de vida é a falta de planejamento, pois quando se começa um negócio sem um plano o grau de risco de falência aumenta. Vamos desenvolver o passo a passo para fazer um plano de negócio simples e que conste informações de suma importância para a decisão de abrir ou não, um empreendimento.
Plano de Negócios
Essa é a ferramenta que nos dará as informações de viabilidade de um negócio, e desenvolve-la requer um pouco de conhecimento técnico sobre gestão. Com as indicações que desenvolveremos aqui qualquer pessoa física poderá fazer um plano de negócios.
Um plano de negócios simples deve conter as seguintes informações:
·         Mercado (Informações de Mercado)
·         Financeiras (Investimento, previsão de custos e despesas)
·         Vendas (Planejamento)
·         Marketing (Como se posicionar e qual caminho tomar)
Mercado
Nessa etapa você deve estudar e colocar no papel informações sobre:
Ø  Mercado macroeconômico do país: analisar as informações e alguns indicadores, como por exemplo, qual crescimento econômico se teve, previsão de crescimento do país, os indicadores a ter atenção são aqueles que poderá impactar o seu negócio de alguma forma, como por exemplo o dólar. Se o seu produto/serviços de alguma forma (produção ou venda) tiver a influência do dólar, deve-se avaliar com mais atenção. O Banco Central do Brasil rotineiramente disponibiliza relatórios com informações de previsões econômicos (PIB, Taxa Selic, Cambio (dólar), e Inflação) – PIB Produto Interno Bruto é a equação que mede o resultado de um país, ou seja, se ele está crescendo ou não. – Taxa Selic é a taxa básica de juros do país, uma ferramenta usada pelo governo para estimular ou desestimular o consumo (quando o governo deseja que as pessoas consomem, ele baixa a taxa Selic. Quando ele quer frear o consumo, ele majora a mesma. – A inflação é medida pelo IPCA (índice de preço ao consumidor amplo), aqui podemos observar o quanto está a inflação de um país bem como o poder de compra das pessoas, quanto mais próximo de zero esse índice melhor.

Ø  Mercado Específico: Deve se estudar as informações de mercado do ramo de atividade do negócio que pretende abrir, como por exemplo, estou desenvolvendo um plano de negócio para abrir uma padaria, devo então estudar tudo que se refere a padaria (local e regional).

Ø  Financeiro: Essa etapa será a mais delicada pois é aqui que teremos a visão financeira do negócio, costumo dizer que “em um novo negócio a única certeza que se tem é o custo e despesas, o lucro é uma esperança”. Dessa forma essa etapa precisa ser desenvolvida com paciência e atenção.

Investimento: Usando o exemplo da padaria, quero abrir no meu bairro uma padaria e confeitaria, dessa forma vou precisar de equipamentos (fornos, refrigeradores, balcões, cadeiras, mesas, etc.) coloco em uma lista com seus respectivos valores.
Salários: Se precisar de funcionários, qual quantidade (Um padeiro, um confeiteiro e dois atendentes)? Coloque em  uma planilha ou em um caderno seus respectivos salários e encargos.
Pró-labore: qual será o salário do dono? É importante saber que o financeiro da empresa não deve ser “misturado” com o do proprietário do  negócio, então a empresa irá passar seu pró-labore para sua conta corrente pessoal, junto do pagamento dos funcionários.
Previsões de despesas e custos; é importante colocar no papel todas as possíveis despesas que o negócio terá, sendo: aluguel, água, energia, salários, pró-labore, telefone, internet, entre outros. O custo será tudo que preciso para deixar pronto meu produto, por exemplo: para fazer o pão preciso de trigo, ovo, leite, manteiga, gás, etc. É preciso ter essa informação de todos os produtos que serão vendidos em minha padaria. Dessa forma, calcular o preço de venda.  
Capital de Giro – Com essas informações levantadas e em uma conta simples a necessidade de capital de giro para o seu negócio, é de no mínimo 4 a 6 vezes suas despesas fixas. Exemplo: se minhas despesas somadas (Aluguel, água, energia, salário, etc.) somam o valor de R$ 10 mil reais,  então tenho que ter no mínimo R$ 60 mil de capital de giro ou seja, dinheiro disponível em conta corrente.

Ø  Vendas

É o motor de qualquer negócio, nenhuma empresa existe sem vender seja produto ou serviço. Por isso a importância neste passo de desenvolver um planejamento de vendas para o negócio, sendo assim alguns pontos são importantes, como:
          Canal de Distribuição: Por onde vou vender? E-commerce, venda direta, representantes, distribuidores. Após decidido o(os) canal(is), é necessário desenvolver uma estratégia.
          Estipular META de venda: Como mensurar uma meta para um negócio que está começando já tendo o valor das minhas despesas e custos, minha meta de venda não pode ser menor. Ex.:  tenho R$ 10 mil de despesas, minha meta de venda deve ser no mínimo R$ 10 mil. Eu acrescentaria algo em torno de 20% a mais pela despesa financeira (taxas de cartões, etc.), ou seja, minha meta é de R$ 12 mil.
          Estratégia de vendas: Vamos agora desenvolver as ações que a empresa realizará para SUPERAR a meta estipulada. Desenvolva no mínimo 3 ações e faça acompanhamento do resultado toda semana. O acompanhamento de vendas deve ser diário, algumas empresas que fazem planejamento de vendas pecam na execução, ou seja, não tiram do papel aquilo que foi planejado. Cuidado para não acontecer isso no seu negócio.

Ø  Marketing: Não é o departamento de propagandas da sua empresa como algumas pessoas pensam, marketing vai muito além de propaganda. É através dele que você desenvolverá a estratégia para solidificar sua marca, o posicionamento da mesma, o estudo de qual estratégia usará para fazer sua marca conhecida. Uma dica útil é: estudem com atenção tudo sobre o marketing digital.

Desenvolva essas etapas, seja, word, excel, folha de almaço, folha A4, mas faça antes de começar seu negócio. Para quem abre um novo negócio é importante ter um direcionador e através do desenvolvimento deste trabalho, e este dando viabilidade sua empresa terá um caminho a percorrer.

A direção é mais importante que a velocidade. (Edson Marques)




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